segunda-feira, 28 de maio de 2012

Um pedido de desculpas e um brigadeiro.


Olá, gente. 

Depois que resolvi fazer o blog, demorei meses para executar a ideia, pois a intenção era de fazer somente quando pudesse dar conta, manter sempre em ordem. Pois bem, o que aconteceu? Abandono! Tive algumas mudanças de rotina com academia e depois cursinho e acabei não dando a atenção que eu mesma prometi dar ao blog. Mal comecei e já estou pecando desse jeito. Por isso quero pedir desculpas pra quem acessa aqui e curte. Prometo melhorar, uma hora eu engreno e defino uma quantidade semanal de posts, que vou cumprir ~rigorosamente~.

Pra fechar meu pedido de desculpas, trouxe a dica que já havia comentado no post anterior, do Brigadeiro Recheado com Bolo de Cenoura. 

O que fazer quando o granulado acaba no meio da receita? Apelar pro cacau em pó, claro!

Encontrei a receita aqui enquanto pulava de galho em galho procurando comidinhas pela internet.  Como está com um passo a passo bem legal, acho desnecessário repetir tudo aqui... e o post fica como uma dica mesmo, e não receita! 

Como eu já tinha o bolo pronto, preparei somente o brigadeiro. Segui a receita indicada com apenas uma substituição: troquei metade da medida de cacau por chocolate em pó (pois nem todos aqui em casa gostam do sabor mais forte do cacau). Foi a primeira vez que fiz um brigadeiro com farinha e creme de leite e confesso que me agradou. Ficou bem gostoso e macio, além de um pouco menos doce que o “original”. 

Aqui tem uma receita de brigadeiro e umas 2 fatias de bolo. 
O que mais curti dessa receita foi a dica de usar o fuet pra mexer o brigadeiro até dar o ponto. Sempre usei colher de pau e, por mais que mexesse o tempo todo, ficavam pelotinhas na massa... mas com o fuet isso não aconteceu. Não teve grude no fundo da panela e nem pelota. Foi lindo! Depois desse dia, fiz brigadeiro mais algumas vezes seguindo essa dica e o resultado sempre foi o mesmo: uma massa lisinha e perfeita.

Surpresa!
Apesar de dar um pouquinho mais de trabalho, acho que vale a pena fazer pra dar uma diferenciada no “brigadeiro de todo dia”.  Fiz sucesso com o brigadeiro recheado em casa e no trabalho, todo mundo adorou! Agora a próxima empreitada será fazer com uma massa de bolo de maracujá, menos doce e mais marcante que o de cenoura. Prometo que vou contar como ficou! 

terça-feira, 1 de maio de 2012

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate


Sábado chuvoso e a temperatura baixa... já rola aquela vontade de passar o dia comendo besteiras. Como o marido havia saído pra trabalhar e nem companhia pra assistir as minhas séries eu tinha, resolvi ir pra cozinha. Pensei de cara em bolinho de chuva, mas aí descartei por conta da função que é fazer frituras (uma das poucas coisas que rola ~preguicinha~ na minha cozinha são as frituras... só pela sujeira).





Então lembrei desse bolo. Pra variar entrei no msn e pedi a receita da mãe, já que o bolo de cenoura dela é o melhor do mundo (provavelmente como o da sua mãe também deve ser, já que mães tem mãos mágicas). A receita é fácil, simples e sem erro. O negócio é só caprichar no carinho e nas medidas. 

Vamos aos ingredientes:
Massa:
2 xícaras de cenoura ralada
½ xícara de óleo
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó químico 



Preparo:
Bata no liquidificador a cenoura, o óleo e os ovos. Reserve. Em uma vasilha, misture a farinha e o açúcar e despeje a mistura líquida enquanto mexe com um fuet (pode ser feito na batedeira, mas não é necessário). Quando essa mistura estiver homogênea, polvilhe o fermento e continue misturando, até que incorpore bem.



Agora, basta despejar a massa em uma forma untada e enfarinhada e assar em forno médio, preaquecido, durante cerca de 45 minutos. Antes de tirar do forno, espete um palito ou uma faca no meio do bolo. Se sair limpo, tá pronto... se sair sujo de massa, ainda precisa de mais uns minutos. 



Cobertura de chocolate:
1 xícara de leite
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (café) de essência de baunilha

Confesso que esse é o dobro da maioria das receitas de cobertura que encontro por aí. Eu gosto de bastante cobertura, por isso fiz nessa quantidade. Se o seu gosto for por uma cobertura menos espessa, pode fazer meia receita. 

Misture tudo e leve ao fogo baixo até engrossar (costuma estar quase pronta quando aparece o fundinho da panela).

Após desligar o forno, pode deixar o bolo paradinho lá, mas com a porta aberta (pra não passar do ponto), assim que terminar a cobertura, com ele ainda morno, já pode desenformar e cobrir. 


Embora eu goste de cozinhar, não havia feito esse bolo ainda... e estranhei MUITO a falta de leite na receita. Mas a mãe disse que era assim mesmo, eu confiei e deu super certo. Sendo assim, se não for feita a cobertura de chocolate, é uma ótima opção pra quem é intolerante a lactose, como eu.  

Depois do bolo pronto, encontrei na internet uma receita de brigadeiro recheado com bolo de cenoura, que será tema do próximo post, é claro! Já adianto que ficou muito gostoso.